Polígono, nossa nova newsletter

Nossa família de newsletters cresceu! Assine a Polígono, news semanal e gratuita do Núcleo, com o apoio do Instituto Serrapilheira, que traz os principais assuntos e debates de ciência nas redes sociais. A curadoria é da jornalista Luiza Caires, editora do Jornal da USP e uma das principais vozes da divulgação científica no Twitter. 

O rolezinho de Bolsonaro

Quinta é dia de matéria nova no Núcleo! Victor Silva fez uma anatomia das motociatas de Bolsonaro, que foram eventos construído durante semanas, em redes distintas, com o objetivo de se aproximar de motoqueiros e entregadores de baixa renda em busca de apoio político.

Bom dia! Aqui está nosso garimpo desta quinta, 27/05:

CONVERSAS EM ALTA

Sem salvação
Após uma audiência no Vaticano, o papa Francisco deu um rolê perto dos populares e encontrou com um brasileiro que pediu para ele orar pelo Brasil. A resposta do pontífice foi sincerona: “vocês não têm mais salvação, é muita cachaça e pouca oração”. Após a zoeira, o Papa (que, vamos lembrar, é argentino) disse: “Rezo sempre pelos brasileiros.”

Consciência ou fome
Enzo Celulari criou uma treta grande por causa de um post capcioso que fez em seu Twitter: “Consumo de carne no Brasil cai pra menor nível em 25 anos: é o preço que tá alto ou os consumidores estão mais conscientes?” A rapaziada caiu matando, chamando ele de filhinho de papai pra baixo, descolado da realidade e sem consciência. Felipe Neto pediu para a galera pegar mais leve, porque a postagem de Enzo foi uma pergunta e não uma afirmação e, ademais, ele “está do nosso lado”, segundo o youtuber. Mas como disse esse cara aqui, quem tá do meu lado não é o Enzo…

Sim, de novo isso
Enquanto isso, o Deputado Estadual Anderson Morais, do PSL, saiu todo orgulhoso dizendo que protocolou um projeto de lei para acabar com a UERJ por ser um lugar de “balbúrdia” às custas do dinheiro público. Estudantes da Universidade responderam com muito carinho, argumentando que ele não sabe o que faz e que muito provavelmente sequer entrou em uma universidade na vida.

VIMOS POR AÍ

Por que choras, Orwell?
A ex-BBB e cantora Flay serviu entretenimento de qualidade ao presentear sua irmã com um belíssimo plot twist. Em uma sequência de stories, ela inicialmente parece dar um livro para a menina. Para ser mais exato, “1984”, de George Orwell. Meio contrariada, a garota começou a abrir o presente um tanto sem vontade até que se deparou com um buraco no meio dele e um celular novo em folha dentro. Risos, choro e muita emoção tomaram conta da casa.  O pessoal adorou todo o simbolismo envolvido nesse momento. Depois de muita gente encher a paciência de Flay por ter estragado o livro, a artista aproveitou pra explicar sua relação com a obra, recomendar a leitura e levar cultura para o povo.

Style político 
Goste ou não do Lula, é difícil negar que o véio ficou fera nesse jaco style que o Evo Morales deu pra ele. Design de Pierre Cardin, dizem. Ficou na maior estileira de filme de ação e a rapaziada se interessou no look.

Professora de todos nós
É bem provável que você também tenha estudado em uma escola onde, no dia de passar filme, sempre colava aquela professora atrasada que agia exatamente assim. O vídeo ultrapassou os 13 milhões de views no TikTok e fez muita gente ficar presa nele também em outras redes.

Gosta do Garimpo? Apoie o Núcleo Jornalismo nesta página, encaminhe para seus amigos e amigas ou assine aqui, e participe de nossa comunidade no Telegram.

Essa newsletter tem curadoria de Raphael Evangelista, desenvolvimento de Renata Hirota, design de Rodolfo Almeida e edição de Alexandre Orrico e Juliene Moretti. Saiba mais.

Cancelar assinatura